ROSACEA: CAUSAS, TRATAMENTOS E PRODUTOS A USAR

ROSACEA: CAUSAS, TRATAMENTOS E PRODUTOS A USAR

Neste artigo, vamos falar sobre rosácea: o que é, quais as suas causas e como a tratar, incluindo sugestões de produtos a aplicar no rosto (ver fotogaleria). Esclarece-se que este artigo não é patrocinado.

1 – O que é a rosácea?

Rosácea é uma inflamação crónica da pele, que causa vermelhidão, sensação de calor e até ardor, textura irregular e vasos sanguíneos dilatados. Afeta sobretudo o rosto, mas pode ocorrer noutras partes do corpo.

2 – O que causa a rosácea?

A rosácea é causada por vários fatores e acontece em pessoas com pele sensível, cujos vasos sanguíneos dilatam com facilidade. É agravada pelo calor, exposição ao sol, cuidados de pele desadequados, stresse e falta de descanso, consumo de álcool e alimentos picantes, mudanças bruscas de temperatura, banhos quentes e exercício físico intenso em ambientes quentes, entre outros.

3 – A rosácea tem cura?

Até ao momento, a rosácea não tem cura definitiva, mas pode permanecer “adormecida” (latente) com alguns cuidados e produtos adequados.

4 – Como tratar a rosácea?

A rosácea pode ser tratada com algumas adaptações no estilo de vida e com a aplicação de alguns produtos. Se possível, deve fazer uma consulta de dermatologia para obter uma avaliação específica do seu caso com o respetivo tratamento. Se não quiser fazer essa consulta por algum motivo, aqui ficam as nossas dicas em termos de estilo de vida e produtos!

  • Estilo de vida:

– não faça tratamentos estéticos como esfoliações, peelings, dermaroller, etc;

– faça exercício em ambientes frescos ou fora do período de maior calor (início da manhã ou final da tarde);

– quando fizer exercício, coloque uma toalha embebida em água fria à volta do pescoço;

– beba muita água e/ou deixe derreter cubos de gelo na boca na época de maior calor;

– evite a exposição direta ao sol (por exemplo, use chapéus de abas largas);

– evite alimentos picantes e o consumo de álcool.

  • Produtos a usar:

Os produtos a usar incluem a limpeza, a hidratação, a proteção solar, tratamentos específicos e maquilhagem. Recordamos mais uma vez que este artigo não é patrocinado. Veja a fotogaleria e leia os nossos conselhos de aplicação:

La Roche Posay Rosaliac geleia desmaquilhante
15€

– A limpeza do rosto deve ser feita com água tépida, toalhas de papel ou algodão suaves (em leves compressões, nunca esfregando) e a ponta dos dedos (desaconselham-se escovas e outros dispositivos de limpeza);

– De seguida, aplica-se o sérum e/ou hidratante e deixa-se ser bem absorvido;

– Se quiser, pode aplicar um creme específico para a noite;

– O protetor solar deve ser espalhado em abundância e deixar secar entre 15 e 20 minutos antes de aplicar a maquilhagem;

– Para disfarçar a rosácea, deve aplicar um corretor verde pouco agressivo para a pele, como os que incluímos na fotogaleria;

– uma ou duas vezes por semana, pode aplicar uma máscara de enxofre, que tem a vantagem de melhorar também os problemas da acne.

  • Exemplo de uma rotina eficaz com os produtos indicados na fotogaleria, por ordem de aplicação:

1.º Aveeno Ultra Calming Foaming;

2.º The Ordinary Azelaic Acid 10%;

3.º Isdin Nutratopic Pro AMP crème (se quiser, substituído à noite por Eucerin Redness Relief night cream);

4.º Aveeno Baby Lotion SPF 55 (unicamente de manhã);

5.º NYX corretor líquido verde + maquilhagem habitual;

6.º Duas vezes por semana, à noite: Dr Dennis Gross Clarifying Colloidal Sulfur Mask.

De uma forma geral, quem sofre de rosácea deve evitar produtos com fragâncias e utilizar protetores solares físicos, com zinco ou dióxido de titânio na sua composição (leia mais sobre este assunto aqui https://goldandbeauty.com/2018/07/14/os-melhores-protetores-solares-de-2018/). Substâncias como o ácido azelaico e o enxofre são muito eficazes, enquanto que os outros ácidos e até a vitamina C são fortemente desaconselhados. Por outro lado, quem tem vasos sanguíneos dilatados à superfície da pele, poderá tratá-los com laser num profissional habilitado, pois só desta forma poderão ser totalmente removidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *