SOL E MANCHAS NO ROSTO

SOL E MANCHAS NO ROSTO

Este artigo pretende dar 5 dicas práticas para evitar o aparecimento ou agravamento de manchas no rosto no verão e temporadas de praia/piscina. Como não é patrocinado, as marcas e produtos que referimos visam apenas exemplificar o que deve usar e simplificar a sua vida, caso opte por experimentar as nossas sugestões. Experimentámos todas elas e funcionam mesmo! Aqui vão:

1 – Escolha um protetor solar adequado para o rosto e utilize-o devidamente. Parece uma ideia básica, mas muitas pessoas continuam a não saber que protetor escolher (caro não é sinónimo de qualidade) e muito menos em que quantidades devem aplicá-lo. Se quiser informação útil sobre este assunto, leia o artigo em https://goldandbeauty.com/2018/07/14/os-melhores-protetores-solares-de-2018/. Lembre-se que pode usar um protetor com cor, de forma a disfarçar manchas que já se tenham instalado, caso não queira maquilhar-se.

2 – Utilize um chapéu ou boné com proteção solar. Sim, já existe roupa com SPF, incluindo chapéus e bonés. Isto é importante para quem tem ausência parcial ou total de cabelo, problemas de pele (pigmentação, alergia ao sol, rosácea…) e, especialmente, para as crianças. Ao sol (sobretudo na praia/piscina) e a conduzir, é fundamental usar chapéu/boné, mas o ideal é que estes sejam fabricados com materiais que garantam um fator de proteção solar. Existem várias marcas e preços, mas recomendamos que procure nas lojas de desporto (Decathlon, por exemplo, que tem opções acessíveis) ou pesquise na Net: a marca especializada Coolibar é excelente, apesar de ser um pouco cara ( https://www.coolibar.com/); a marca NSR (https://www.nrs.com/);… Não se esqueça de ver a nossa fotogaleria!

3 – No verão e temporadas de praia/piscina, evite esfoliações, ácidos e peelings. Por mais desesperante que seja uma mancha, lembre-se que irá agravá-la se, com sol e calor, aplicar um produto e/ou tratamento mais intensivo. Isto acontecerá mesmo que use devidamente um protetor solar. Evite que a mancha se agrave seguindo as nossas dicas e deixe as medidas mais interventivas para o fim do verão. Enquanto isso, ponha em prática uma rotina matinal que reponha a barreira cutânea do rosto (leia sobre o assunto em https://goldandbeauty.com/2018/07/21/rotina-matinal-verao-2018/), utilize maquilhagem e/ou um protetor solar com cor para disfarçar as inestéticas manchas e, à noite, aplique produtos que acalmem a sua pele e reponham a hidratação da mesma (Avène gama Tólerance, Roche Posay gamas Cicaplast ou Toleriane, CeraVe PM Loção Facial Hidratante, etc).

4 – Os óculos de sol são mais importantes do que imagina. Além de protegerem os olhos e a área circundante, os óculos de sol inibem a produção da hormona MSH, responsável pela formação da melanina da pele, entre outras. Assim, quem tem problemas de pigmentação, deve usar óculos com lentes escuras sempre que possível, pois a própria luz do dia estimula essa mesma pigmentação.

5 – Adicione alguns extras simples à sua alimentação. Com o verão, vêm os excessos alimentares e as bebidas com gás, bem como o álcool e o sono inconstante. Tudo isto se reflete na pele, pelo que pode combater os efeitos adversos com alguns hábitos diários simples: em jejum, beber um copo de água morna com sumo de meio limão; ingerir sempre que possível chás com gelo (escolha os melhores em https://goldandbeauty.com/2018/06/08/os-5-melhores-chas-numa-dieta/); aumentar o consumo de frutas com baixo valor glicémico e alto nível vitamínico (kiwi, pêssego, melão, frutos vermelhos, maçã, goiaba e pêra); antes do almoço e do jantar, beber um copo de água com uma colher de chá de vinagre de maçã diluída no mesmo. A isto acresce, obviamente, o consumo de 2 litros de água por dia e o aumento do consumo de vegetais.

Viva o verão da melhor forma e não se esqueça de que, no final da estação, daremos dicas de como combater as maléficas manchas, caso elas apareçam!

Coolibar

Veja o vídeo no nosso canal de youtube:

8 Comments to “SOL E MANCHAS NO ROSTO”

  1. Nati diz:

    Temos que tornar todas essas proteções hábitos para que as manchas não nos alcancem e se elas já tiverem nos alcançado não deixar que mais cheguem. Beijo

  2. Gustavo diz:

    Essas precauções são importantes, pois além de nos proteger dos raios solares e das manchas do sol, nos protege do inimigo mortal que é o câncer.

  3. Leonardo diz:

    Que incrível as suas dicas! Anotei algumas, desde que passei a beber mais água e passar protetor facial minha pele melhorou muito

  4. Sou fotossensível e sei bem como é importante os cuidados no verão. As roupas UV fazem muita diferença, tenho chapéus e até sombrinha com UV, são grandes aliados na proteção da pele.

  5. Leo Vidal diz:

    Adorei as dicas. Normalmente uso filtro do solar no meu dia a dia e principalmente em minhas viagens para praia ou locais onde ficamos mais expostos ao sol. Gostei bastante das dicas de alimentação.

  6. Oi! Confesso que, dessa lista, não faço duas coisas: usar chapéu – que tento, mas não dá rs -, e beber água com limão. Bebo a água pura só rs
    Eu fiz um tratamento de pele, então sei bem a importância de um bom protetor – e fator diferente do corpo, até – e os cuidados com tipo de tratamento no verão. E não dá pra sair sem óculos. Já sou meio cegueta, com o sol nos olhos, parece que mal enxergo um palmo!
    Dicas importantíssimas. Parabéns, beijos.
    https://almde50tons.wordpress.com/

    1. De todos, o protetor solar parece-me ser o mais importante :). Quanto ao chapéu, que tal pensar em usar um (de abas bem largas) enquanto conduz? Eu comecei por aí e ajudou-me bastante, pois as minhas manchas eram mais escuras do lado esquerdo do rosto, ou seja, da janela mais próxima enquanto conduzia…Agora tenho sempre um chapéu no carro 🙂

  7. Que post incrível! Adorei as dicas. <3
    Assisti ao seu vídeo também e amei.
    Moro no Rio de Janeiro e aqui o verão chega a ser castigador, por isso, estou sempre em busca de dicas como as suas para passar um verão bem protegida.

    Muito sucesso a você.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *