PORTO: 5 LOCAIS PARA VISITAR A PÉ

PORTO: 5 LOCAIS PARA VISITAR A PÉ

Desde 2012, a cidade do Porto já foi eleita o melhor destino europeu por três vezes. Com efeito, o património, a gastronomia, o divertimento e a cultura tornam o Porto um destino obrigatório no turismo atual.

Assiste ao vídeo no nosso canal de youtube:

Eis os 5 locais inesquecíveis para visitar a pé no Porto, num belo passeio de apenas 2,8km no coração da cidade:

1.º Estação de S. Bento.

Foi construída num local onde existiu um convento de freiras beneditinas, que foi demolido no século XIX. A 1.ª pedra da estação foi colocada em 1900, na presença do rei D. Carlos, tendo a construção ficado concluída em 1916. Além de ser um importante terminal ferroviário com ligações para todo o país, a estação está decorada com 20.000 azulejos pictóricos, da autoria de Colaço. Estes azulejos formam um friso a cores sobre a evolução dos transportes (desde os primórdios atá ao aparecimento do comboio) e vários painéis a azul e branco com os episódios mais importantes da História de Portugal.

2.º Sé Catedral

A cerca de 350m, num morro com uma vista magnífica sobre a Ribeira, encontra-se a Sé Catedral. Nela podemos ver vestígios de três estilos artísticos: o românico (como as ameias), o gótico (a rosácea, por exemplo) e o barroco (a bela escadaria da autoria de Nicolau Nasoni e a talha dourada, entre outros).

3.º Igreja de S. Francisco.

Descendo pelas Escadas das Verdades e pelas Escadas do Barredo, chegamos à Praça do Cubo, na Ribeira. De seguida, percorremos 300m até chegar à Igreja de S. Francisco, onde podemos visitar a arrepiante Capela dos Ossos (destinada a fazer-nos meditar sobre a transitoriedade da vida) e a igreja propriamente dita, onde existe um dos exemplares mais extraordinários de talha dourada do mundo. Mais de 500 kg de ouro foram utilizados na sua consecução, pelo que se torna um local imperdível!

4.º Palácio da Bolsa.

São apenas 120m da Igreja de S. Francisco até ao Palácio da Bolsa, do estilo neoclássico. No Palácio realizam-se alguns dos eventos mais importantes da cidade, além de ser a sede da Associação Comercial do Porto. No seu interior, podemos visitar o belíssimo Salão Árabe, construído entre 1862 e 1880 para mostrar o poderio económico da burguesia portuense e refletindo o gosto pelo exótico do Romantismo.

5.º Torre dos Clérigos.

A cerca de 700m do Palácio da Bolsa, encontramos a Torre dos Clérigos, da autoria do célebre arquiteto Nicolau Nasoni. Construída no século XVIII, é um imponente exemplar do Barroco e tem 75 metros de altura, oferecendo uma vista impressionante sobre a cidade para quem subir os seus 225 degraus.

Visite ou revisite este 5 locais imperdíveis!

8 Comments to “PORTO: 5 LOCAIS PARA VISITAR A PÉ”

  1. Sueli diz:

    Aí que vontade de viajar, ficar aqui no Brasil babando na sua dica de passeio definitivamente não é justo.

  2. só lugares maravilhosos, lindos e encantador, amei!

  3. Que maravilha a sua dica muito bons os locais pra visitar a pé amei saber mais desses lugares, já querendo conhecer Porto esse lugar é incrível tem muitas opções de passeio, obrigada por compartilhar bjs.

  4. Ingrid Raggio diz:

    Achei incrivel sua postagem
    Viajar é uma das melhores coisas da vida

  5. Quem sabe um dia eu viaje internacionalmente, esses roteiros a pé são os melhores na minha opinião =)

  6. Dandara diz:

    Sou doida pra conhecer Porto! Meu esposo teve ano passado aí a trabalho e ficou encantado com a cidade! Já estamos nos preparando para visitar ano que vem e com certeza vou colocar esses 5 pontos na minha viagem.

  7. Ahhh, como é bom viajar. Adorei suas indicações, mais ainda por serem lugares históricos. Esperando ansiosa por suas próximas indicações.

    Beijos!

  8. Quezia diz:

    Viajar é vida. Realmente as pessoas economizam para viajar e ter dicas de fazer o turismo a pé, já é uma opção para não gastar mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *